Cadeia de sistemas de leilões de energia
Objetivos do projeto:
Desenvolver a sistematização de fluxos relacionados ao macro-processo de gestão de leilões que atualmente são executados através de atividades manuais. Bem como, padronizar as interfaces entre CCEE, ANEEL, EPE e Agente custodiante (Banco Bradesco).
O monitoramento e controle de todas as etapas, aumento de produtividade e redução de riscos operacionais das organizações envolvidas no processo.
Protótipo de alta fidelidadeUm exemplo de protótipo de alta fidelidade criado no sketch + Invision para validação e testes de usabilidade. | Workshop - Design ThinkingRegistro de uma das reuniões de design thinking no projeto. |
---|---|
PersonaUma das personas mapeadas durante o processo de design dos sistemas. | Espaço colaborativoUtilizando a ferramenta Miro, criei um espaço colaborativo para a equipe do projeto utilizar durante todo o processo de design. Nesse exemplo, o desenho do workflow do processo e um storymap. Utilizei também mindmaps para ajudar em estruturar workshops com nossos clientes. |
Mapa da jornada de usuárioExemplo de mapeamento da jornada de atividades de persona dentro do sistema. | Fluxo de usuáriosArtefato que criei para a equipe de desenvolvimento e analistas de sistemas consultarem os fluxos de cada usuário do módulo do sistema. A representação também conta com os links para protótipos no invision. |
WireframeUm wireframe utilizado para validação de funcionalidades do portal da empresa. |
Processo de trabalho
Identificando
Iniciei meus trabalhos conduzindo reuniões de jornadas dos usuários cujo objetivo inicial era fazer com que toda a equipe de tecnologia e negócio se engajasse no trabalho centrado no usuário. Identificamos e mapeamos em todos os problemas e oportunidades de melhoria dos processos, indo mais no detalhe dos "macro requisitos" já levantados pela equipe de negócio.
Para o engajamento de toda equipe, apresentei sessões de design thinking como abordagem de design.
Criamos as personas que representavam os diferentes perfis que utilizariam os sistemas, identificamos todas as dores e oportunidades dentro do processo atual.
Para mapeamento de atividades, tarefas e funcionalidadesm construi um user story mapping na ferramenta Jira da empresa, para "democratizar" todas as informações para que outras equipes pudessem eventualmente utilizar em seus projetos e demandas.
Planejando
Com todo o material coletado das sessões, trabalhei na elaboração de toda a arquitetura de informação, principalmente com a estruturação dos módulos e funcionalidades dentro de um sitemap, a categorização do conteúdo utilizando card sorting (no caso fechado).
Prototipando
Com base em wireframes feitos em balsamiq e "rabiscoframes" que previsamente utilizei para validar o conteúdo Criei protótipos de alta fidelidade utilizando Sketch e o invision para realização do primeiro teste de usabilidade com os usuários internos.
Meu costume antes de fazer qualquer tipo de teste com os usuários é rodar um checklist de análise heurísticas de usabilidade. Então vou repassando cada item e conferindo (documentando no UX PIN).
Acompanhando
Após o refinamento dos protótipos e de documentação dos requisitos não funcionais meu trabalho passou a ser de dar mais suporte aos desenvolvedores e analistas de sistemas para a criação de especificações técnicas de requisitos funcionais com base nos artefatos de UX entregues. Além de conduzir novos trabalhos de criação de novas funcionalidades conforme o andamento do projeto (projeto grande de quase 2 anos).
Métricas de UX
Para validar uma das principais premissas do projeto e testar o novo processo, que agora passou a ser todo sistêmico,
Separei 10 usuários (clientes) para a realização dos testes de usabilidade em uma sala com moderação passei os roteiros de tarefas para cada um.
Através das informações coletadas, registrei em um relatório todas as taxas de tempo de realização de tarefas, quantidade de erros e melhorias para facilitar o cumprimento dos objetivos das tarefas. Além de um questionário para pesquisa de satisfação
Resultados:
Diminuição de riscos operacionais
Todos os fluxos que antes eram manuais agora foram sistematizados e divididos em tarefas dentro do sistema.
Com isso, houve o sucesso em atender aos requisito de segurança pois todas as transações que eram realizadas por troca de emails passaram a ser realizadas dentro do sistema.
Aumento de Produtividade
Redução de 70% no tempo de realização de uma inscrição para um leilão de energia.
Padronização de interfaces
Foi atendida através da criação de um design system que garantiu a consistência e padrões de design (realizado em paralelo com esse e outros projetos).
Satisfação pessoal
Um grande aprendizado pra mim nesse projeto foi ter que atuar com diferentes equipes e stakeholders, pude realizar apresentações e jornadas para entidades importantes como ANEEL, Ministério de Minhas e Energia, entre outras organizações envolvidas desse grande projeto de importância para as operações de leilões de energia do país.